Quem nos acompanha...

segunda-feira, 18 de março de 2013

POM CANADÁ


Por Jaime Carlos Patias   
16 / Mar / 2013 09:56
Terminou nesta sexta-feira, 15, em Montreal no Canadá, o IX Encontro dos diretores das Pontifícias Obras Missionárias (POM), da América e do Caribe.
O evento reuniu desde o dia 11, representantes de 18 países do continente. De Roma, participaram o administrador geral das POM e o secretário geral da Pontifícia União Missionária (PUM), padre Vito Del Prete, que fez uma conferência sobre os paradigmas da nova evangelização na missão Ad Gentes. Padre Del Prete alertou para a falta de fé e de testemunho. “Falta eficiência na evangelização, pois há pouco testemunho de vida. As POM, não são uma entidade caritativa, nem um organismo de voluntariado, mas nossa essência é levar o Evangelho com nossa vida. Estamos a serviço da animação, preparação e envio missionário”, sublinhou.
Segundo o diretor nacional das POM do Brasil, padre Camilo Pauletti (foto, direita), o encontro serviu para partilhar as atividades e conhecer a situação da Igreja e um pouco da realidade do Canadá. “Refletimos sobre a situação da Igreja em relação à caminhada das Obras Missionárias com destaque para a crise provocada pelo secularismo, a falta de fé e de testemunho por parte das pessoas com responsabilidades dentro da Igreja. Vimos a necessidade de encontrar novas formas de Evangelizar”.
O grupo de diretores das POM teve a oportunidade de celebrar na Catedral de Montreal, no Santuário e numa reserva indígena, além de conhecer um pouco da história do país, seus desafios e esperanças.
Um dos temas centrais na pauta do encontro foi a programação do 4º Congresso Americano Missionário e 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 4-Comla 9), que se realizará na cidade de Maracaibo, Venezuela, de 26 de novembro a 1º de dezembro. Foram analisadas as diretrizes, o perfil dos principais conferencistas e o número de fóruns previstos durante o Congresso bem como distribuídas as fichas de inscrição para as delegações de cada país com as orientações necessárias.
A participação das Pontifícias Obras Missionárias na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) foi outro assunto discutido na reunião de Montreal. Durante a Semana Missionária, programado para os dias 16 a 20 de julho, em todas as dioceses do Brasil, as POM realizarão, em sua Sede Missionária que deverá ser montada em Niterói (RJ), atividades focadas na missão. O objetivo é reaunir jovens ligados às POM de diversos países para uma programação específica sobre a vida missionária nos vários continentes contando com o envolvimento dos próprios jovens presentes no Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário