Quem nos acompanha...

domingo, 10 de março de 2013

ANO DA IAM


Por Pe. André Luiz de Negreiros   
20 / Set / 2012 09:05
Expectativas da Santa Infância
O ano de 2012 começou cheio de boas expectativas para a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária. O caminho que a Obra percorreu no Brasil ao longo destes anos está enchendo de crianças e adolescentes que assumem o seu protagonismo com vontade de tornar o mundo mais solidário e fraterno. E precisamos avançar ainda mais envolvendo mais e mais crianças e adolescentes.
Usando as experiências das viagens pelos rincões do Brasil e com uma atenção voltada para deixar a Obra sempre com o rosto de nossas crianças e adolescentes estamos desenvolvendo novos materiais buscando aplicar cada vez mais o nosso carisma em nossa terra brasileira contemplando o olhar além fronteiras. Tendo em vista a celebração dos 170 anos de fundação a nossa Obra se prepara para vivenciar no Brasil “o ano da IAM” que abrirá a exemplo de outros países a experiência da Jornada Nacional da IAM, um dia dedicado à prática intensa de nosso carisma: “Uma Ave-Maria e uma moeda” para ajudar as crianças do mundo. Estamos preparando propostas de congressos voltados para crianças e adolescentes em nível estadual, materiais voltados a crianças na fase de alfabetização e fortalecimento da psicopedagogia dos assessores. Tudo isso já está sendo aplicado no decorrer de nossa agenda anual que para este ano, segundo os nossos controles, temos 132 encontros agendados em todo o país com as assessorias nacional, estaduais  e diocesanas.
O fortalecimento de nosso trabalho se dá por meio do amor à Obra da IAM e  quando sentimos as duras realidades de nossas crianças e adolescentes que continuam vulneráveis as situações impostas pela sociedade globalizada que muitas vezes rouba a infância daqueles que formam o futuro da Igreja e do mundo. Vale a pena olhar para o rumos de nossa Obra que caminha com crianças em várias situações de cativeiro. Em algumas nações, também as crianças e adolescentes podem ser processados e condenados, não têm possibilidade de defesa e esperam, sem esperança, a pena. No mundo 250 milhões de crianças trabalham como escravos: nas fábricas de tapetes, de fósforos, de congelados, de brinquedos, nas minas de carvão, nas vidraçarias, nas colheitas de ervas de chá, nas fazendas de cana-de-açucar...
Em todo o mundo existem mais de 600 mil meninos-soldados. São treinados para a guerra, disparam com ousadia, mas em seus corações há muito medo. Em mais de 130 países, as crianças de nossa IAM ajudam às demais de todo o mundo, com orações, sacrifícios e gestos de solidariedade contemplando a manutenção de cerca de 3 mil projetos.
O saudoso Papa João Paulo II em suas santas palavras chamava as crianças da IAM de “pequenos-grandes missionários” e pedia constantemente aos envolvidos nesta Obra a prática das cooperação missionária para que não existam mais crianças abandonadas, crianças sem família, crianças de rua, crianças usadas para o tráfico de drogas , crianças assassinadas, crianças eliminadas, crianças marcadas para morrer.
Esta é a hora da IAM do Brasil e do mundo que prepara a “Igreja do amanhã” que já vive o “hoje” lutando pelos direitos da criança e do adolescente para que os mesmos não sofram nenhum tipo de agressão e sejam amados e respeitados pois levam consigo sempre o amor no coração. Oxalá com as luzes de Aparecida a Igreja “fomente e apoie a IAM” (DAp 441) acreditando nesta Escola de Jesus que é um celeiro de vocações missionárias além-fronteiras.
Preparativos para o ano da IAM
Orientações para assessores(as) e crianças, para preparar a celabração do ano da IAM:
2013 – 2014: Ano da IAM – Iniciaremos no mês de maio de 2013 em comunhão com a data de nossa fundação e finalizaremos em maio de 2014. A proposta é de durante o ano motivarmos congressos estaduais para crianças e adolescentes promovendo a prática concreta de nosso carisma. Vale lembrar que estas motivações e modelo de congressos serão apresentados durante as assessorias do secretário nacional em todo o território nacional. Finalizaremos o ano da IAM com um Congresso para Assessores que pode ser nacional, em nível de Cone Sul ou quem sabe continental.
  • Mês da IAM – Escolhemos o mês de maio devido a nossa data de fundação que foi no dia 19 de maio de 1843 e em 2013 estaremos celebrando 170 anos. A ideia é de incentivarmos neste mês ainda mais o nosso carisma e a prática de nossa metodologia.
  • Jornada Nacional da IAM – A partir de 2013 celebraríamos num domingo do mês de maio com a ajuda de Tema, Cartaz e Celebração confeccionados a partir das idéias sugeridas na Assembléia Nacional dos Coordenadores Estaduais. Queremos que isso se repita anualmente facilitando o envio do cofrinho, envolvendo cada vez mais crianças e dando mais visibilidade à nossa Obra em nosso país.
  • Novos materiais:
  1. Manual da IAM – encontraremos a explicação de todos os símbolos e  destacaremos o lencinho nas cores da bandeira do Vaticano com a borda na cor de cada continente para que em cada ano as crianças e adolescentes se comprometam de rezar por aquele continente. O escudo da IAM universal também será o símbolo da IAM no Brasil.
  2. Roteiros de Encontros para crianças sendo alfabetizadas – estamos elaborando em forma de caderno matérias lúdicas e pedagógicas visando contemplar as crianças que são levadas para IAM por meio de seus irmãozinhos mais velhos.
  3. Semana de Oração para as crianças da IAM – livreto que prepara as crianças e adolescentes para a Jornada Nacional da IAM e deve ser aplicado de acordo com o tema e o cartaz da Jornada Nacional da IAM.
  4. Concurso do Hino Nacional da IAM – com as motivações do ano da IAM queremos elaborar o nosso próprio Hino, pois até o momento estamos cantando o Hino da Colômbia. Aguardem o regulamento deste concurso.
  5. Reformulação de todo o material, com aplicação de novas ilustrações e personagens da IAM do Brasil.
Vamos colocar isso em prática? Que tal tornar Jesus conhecido e amado? Viva a IAM: futuro da Igreja – futuro do mundo.
“De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário