Quem nos acompanha...

quarta-feira, 5 de junho de 2013

170 Anos da IAM é comemorado em Roraima


A celebração do primeiro ano de implantação da IAM em Iracema/RR, realizou-se no dia 18 de maio desse ano, véspera de Pentecostes. Na oportunidade celebraram os 170 anos da IAM no mundo.

Foi uma festa bonita e bem participativa tanto das crianças e adolescentes como da comunidade em geral desse município.

Geusa
Assessora da IAM




(garotada missionaria)

Infância Missionária Maria Auxiliadora comemora os 170 anos da IAM no mundo


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) mundial, neste mês de maio completou 170 anos de fundação. Em todo o Brasil as festividades em comemoração se estenderão até maio de 2014. O Ano da IAM será comemorado entre maio de 2013 e maio de 2014. O grupo da IAM Maria Auxiliadora, do colégio Auxiliadora, em Campos Novos (SC) animado por essa data reuniu-se no dia 28 de maio para celebrar a mesma com o tema: AIM da América a serviço da missão e o lema: “Vocês são meus amigos”! Jo 15, 14. A celebração contou a presença de nove crianças.

A celebração foi bem animada com cantos e reflexão sobre o texto bíblico do lema. Com velas nas mãos as crianças assumiram o seu compromisso rezando a oração missionária e a oração de consagração a nossa Senhora.  Outro momento da celebração foi oferta do cofrinho, que este ano, todo o dinheiro arrecadado será destinado a projetos com crianças carentes do continente americano.


Para as crianças, participar da Infância missionária, é muito bom, porque aprendem muitas coisas sobre Jesus Cristo, sobre a Palavra de Deus e sua Mãe Maria.  “O encontro foi muito legal, com atividades recreativas, lanche, e com a doação de nossas moedinhas, também ajudamos as crianças pobres”, diz Luis Fernando Alves Santin, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental e participante da Infância Missionária. (garoada missionaria)

Dom Paulo Cezar celebra missa em Ação de Graças pelos 170 anos da IAM


No último dia 18 de maio, na paróquia de São Francisco Xavier, da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) membros da Infância e Adolescência Missionária realizaram a missa de ação de graças pelos 170 da instituição. A celebração deu início aos eventos deste ano da IAM e foi presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Paulo Cezar.

A Infância e Adolescência Missionária foi criada há 170 anos e hoje possui cerca de três mil projetos envolvendo crianças e adolescentes em 130 países. Fundada pelo bispo francês Dom Carlos Forbin Janson em 19 de maio de 1843, na cidade de Nancy, na França, o IAM nasceu do olhar sensível do bispo para as crianças chinesas da época, que viviam em situação de miséria e sofrimento. A IAM chegou ao Brasil em 1848, mas após mais de um século estagnada, voltou a ser trabalhada em 1955.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, os grupos da Infância e Adolescência Missionária estão espalhados pelos vicariatos.

170 anos da IAM é comemorado em Ipu (CE)

No Domingo de Pentecostes, 19 de maio, a Infância e Adolescência Missionária (IAM), festejou seus 170 anos de existência. A Paróquia de Ipu, Diocese de Sobral (CE) comemorou este dia com a Páscoa de seus membros na missa das 7h, onde contou com a participação de aproximadamente 85 pessoas, entre crianças, adolescentes e assessores.

Na procissão de entrada, sete membros da IAM entraram com velas acesas (lembrando o fogo do Espírito Santo) até o altar, onde tinha um candelabro para que as velas fossem ali colocadas. A missa foi celebrada por Pe. Elanio, coordenador da IAM na Paróquia. No final da celebração, Pe. Nonato destacou a localização dos centros com seus responsáveis, convidando aos pais para integrarem seus filhos a continuar sua catequese na IAM, pediu também que mais adultos se colocassem a disposição para esse trabalho pastoral, pois o número de crianças que fazem a 1ª Eucaristia este ano é grande e necessita, portanto, de mais centros que as acolham.

Atualmente, contamos com 5 centros na cidade:
- Patronato Sousa Carvalho – Centro Santa Luísa de Marillac
- Bairro Boa Vista – Centro Nossa Senhora das Graças
- Alto dos 14 – Centro São Vicente de Paulo
- Pereiros – Centro João Paulo II
- Canudos – Centro Crianças com Jesus

Obs.: O Bairro da Caixa D’água está em processo de formação de um centro. Temos também 5 capelas com IAM:
- Abílio Martins – Centro São Francisco Xavier
- Sítio São João – Centro São João Batista
- Ingazeiras – Centro Sagrado Coração de Jesus
- Baixa Larga – Centro São Francisco de Assis
- Barra da Ingazeira – Centro Anjos da Luz

Após a missa, a IAM se dirigiu ao Patronato Sousa Carvalho para partilhar momentos de entrosamento entre seus membros. Foi uma ótima oportunidade de fortalecimento na caminhada.

FONTE: Diocese de Sobral(garotada missionaria)

IAM em Sergipe nas festividades dos 170 anos da Obra


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Paróquia de Senhora Sant'Ana, na Diocese de Estância (SE), juntamente com a Pastoral da Criança e outros organismos que trabalham com as crianças na comunidade, celebraram no dia 26 de maio, em sintonia com a IAM de todo o Brasil, sua primeira Jornada Nacional.

Esta iniciativa que já vem sendo realizada em vários países. No Brasil, a Obra conta com mais de 30 mil grupos e a Jornada Nacional acontecerá nas dioceses e paróquias com uma celebração especial: consagração das crianças e adolescentes durante a coroação de Nossa Senhora, entrega do lencinho e do escuto da IAM e a coleta do cofrinho com a oferta das crianças.






(garotada missionaria)